A ideia de criar um blog para ajudar nesta fase em que vivemos (a pandemia causada pelo covid-19) surge depois de ver e rever várias ideias e soluções para encurtar as distâncias entre a escola e os nossos alunos e entre professores.
Neste local irão ser disponibilizados recursos e tutoriais relativamente à utilização das aplicações e plataformas de ensino à distância, nomeadamente a plataforma SGE (Sistema de Gestão Escolar) e a aplicação Microsoft Teams.
Sejam bem vindos!
A aplicação Microsoft Teams dispõe de um conjunto de ferramentas que permitem, entre outras funcionalidades, a partilha de recursos (documentos, apresentações, folhas de cálculo, etc), chamadas de vídeo, de chat (conversação) e voz e ainda a atribuição de tarefas e respetiva monitorização centralizada. É sobre estes aspetos que esta página irá incidir.
Nesta fase todos docentes da Unidade Orgânica, certamente conseguem aceder ao MS Teams e já terão realizado videoconferências nesa plataforma.
Cada professor deverá ter uma conta profissional EDU e iniciar sessão com esta conta a partir do endereço:
O processo de adicionar uma equipa é relativamente simples. Depois de criar a equipa, pode-se adicionar os vários membros (alunos ou professores). veja os vídeos abaixo:
Alunos convidados - 1º acesso
O acesso ao Microsoft Teams abrange todas as pessoas que têm um conta de e-mail válida. Para aceder ao Microsoft Teams com uma conta que não é Microsoft (por exemplo: gmail, sapo, ou outra), deverá receber um convite na sua caixa de correio eletrónico.
Atenção, antes do aluno aceder pela primeira vez no Teams deverá:
Ver o vídeo abaixo;
Ter consigo papel e caneta para registar a palavra-passe;
Processo de entrada na plataforma Microsoft Teams:
Quando um aluno é convidado para fazer parte de uma equipa (turma) este recebe, na caixa de correio eletrónico, uma ligação para essa equipa no Teams. Ao clicar nessa ligação, será redirecionado para a página de acesso ao Office 365 onde será informado que será ser criado uma acesso com a sua conta.
Neste passo deverá fornecer uma palavra-passe e registar em papel;
No passo seguinte deve fornecer a sua data de nascimento e digitar as letras da imagem apresentada;
Por fim é enviado um código (com 4 dígitos) para o e-mail do aluno. Este código deverá ser introduzido nesta fase para ser validado. Depois de confirmada a identidade e se tudo correu bem tem acesso ao Teams, uma caixa de correio e espaço no Onedrive.
Veja o vídeo abaixo:
Disponibilizar recursos aos alunos
Nesta plataforma podemos atribuir tarefas aos alunos e monitorizar a execução das mesmas pelos alunos. Veja abaixo como atribuir trabalhos aos alunos de uma turma.
Organização do espaço e comunicar
Adicionar e avaliar atividades
Enviar tarefas - Guia pais e alunos
Depois de um professor atribuir tarefas aos alunos, estas ficam automaticamente disponíveis para o aluno. A partir deste ponto, o aluno tem acesso à descrição das tarefas, pode realizá-las e enviá-las diretamente a partir da aplicação.